segunda-feira, 12 de março de 2012

ATIVIDADE DIRECIONADA 1

1) O que você entende por Análises Toxicológicas?

São testes realizados com fins de identificação e/ou quantificação de constituintes tóxicos capazes de causar quaisquer danos ou injúrias ao ambiente ou a um indivíduo, presentes em determinados meios, de modo a permitir avaliar o grau de intoxicação inerente.


2) Quais os tipos de análises toxicológicas você conhece? Cite.

- Análises de doping;

- Análises forenses;

- Monitorização terapêutica;


3) Você ou alguém que você conhece já foi submetido a alguma análise toxicológica? Qual?

81,8% responderam NÃO*

(*Izadora, Max, Thayse, Mariana, Mayara, Luana, Nataly, José Valmir, João Carlos)

18,2% responderam SIM

“Sim, conheço alguém que já fui submetido à análise toxicologia. Trabalhava no laboratório de análises clínicas e fazia coletas sanguíneas em usinas de cana de açúcar em trabalhadores que tinha cotato com venenos de proteção contra insetos, pelo menos umas 3 usinas no mês para dosagem da enzima colinesterase total, para verificar contaminação por organofosforados.(Fábio Correia)

“Sim. Meu tio foi submetido ao teste do bafômetro, para verificar a quantidade de álcool em seu organismo.” (José Clementino)


4) Exemplifique e discuta um caso conhecido (domínio público) de avaliação toxicológica analítica e suas considerações?



O caso do cantor Michael Jackson foi um dos mais falados pela imprensa, onde após ter usado altas doses de anestésicos propofol e de outras possíveis substâncias, acabou morrendo. Foram realizados exames de sangue para ser confirmado o uso do anestésico em questão. O seu médico foi julgado e considerado culpado já que foi o mesmo quem prescrevia os medicamentos que o cantor usava, pois o mesmo já vinha sofrendo com problemas para dormir e fazia uso de outros medicamentos, que com o tempo não foram surtindo mais efeito, tendo que passar para outros mais fortes, dessa forma o seu coração não aguentou, levando a óbito.





Amy Whinehouse. Ela foi encontrada morta em sua residência com indícios de alta ingestão de álcool e outras drogas. Análises toxicológicas posteriores revelaram excesso de álcool, entre outras drogas, no organismo da cantora, caracterizando morte por overdose.







Caso do nadador César Cielo, onde identificaram o diurético furosemida em sua urina. O caso foi investigado e descobriram que houve uma contaminação das cápsulas de suplemento alimentar do atleta, por partículas ainda presentes na encapsuladora de uma manipulação anterior não higienizada corretamente.


5) Você pretende utilizar os conhecimentos em análises toxicológicas na sua vida profissional? Explique como. Para isto, quais assuntos você espera que seja abordado neste semestre, durante esta disciplina?

“Pretendo utilizar em uma possível carreira acadêmica, mestrado e doutorado, através da realização de experimentos in vivo ou in vitro, avaliando a toxicidade de determinadas plantas medicinais.” (José Clementino)

“Para a profissão de perito, ou ainda e com certeza na minha vida profissional de farmacêutico em sua excência, adquirindo e transmitindo informações toxicológicas sobre medicamentos. Espero que sejam esclarecidas, se existentes, as possíveis análises toxicológicas experimentais.” (Luana Rodrigues)

“Sim. Pois posso necessitar em algum emprego futuro, como por exemplo, em algum laboratório de análises clínicas ou na perícia da polícia civil ou federal, quem sabe. A forma de desenvolvimento de algumas técnicas laboratoriais de análises toxicológicas para o entendimento e interpretação dos exames, toxicologia forense.” (Mariana Santos)

“Sim, nos laboratórios hospitalares, para a detecção de substancias. Os assuntos que pretendo ver são os métodos utilizados para as análises toxicológica e onde essas análises podem ser empregadas.” (Mayara Canuto)

“Sim. Interesso-me bastante pelos estudos das análises forenses depois de conhecer de perto estudos pos-morten e da Toxicologia clínica no que se refere à monitorização terapêutica de grupos de pacientes vulneráveis a certos tipos de medicamentos. Espero poder aprender na prática sobre emergências toxicológicas, saber como realizar uma monitorização terapêutica e conhecer um pouco mais acerca das técnicas utilizadas em Toxicologia.” (Max Viana)

Depende da área que eu irei seguir, como pouco sei do que retrata a disciplina, acredito que haja uma interdisciplinariedade nos assuntos, de forma a me exigir conhecimento básico para que eu possa acompanha-los durante o decorrer do semestre.(Izadora Izidoro)

“Pretendo utilizar esses conhecimento na minha vida profissional a fim de esclarecer e alertar a população da importancia dessas análises quer seja para a sociedade,ciência, saúde do indivíduo. Espero que sejam abordados temas como os métodos de análise, identificação e caracterização, quantificação de constituintes químicos e biológicos que apresentem riscos de toxicidade para o ser humano, bem como sirvam para caracterizar situações.” (Nataly Miranda)

Sim. Análises de doses tóxicas de medicamentos que possam alterar néveis de algumas taxas no sangue. Avaliar possíveis riscos a pacientes que usam continuamente uma determinado medicamento, e para uma nova experiência profissional em perícia de identificação de drogas.(Thayse Agra)

Sim. Gosto muito da área de Forence e Análises Clínica, nessas utilizam-se muito de análises toxicológica, área onde pretendo atuar na minha vida profissional. Em relação aos assuntos, gostaria de está vendo mais na prática como tudo isso funciona, pois já foi possível ver teoria em outras matérias das técnicas e metodologias.(Fábio Correia)

“Sim. Mas, futuramente, a depender da área farmacêutica que irei seguir. Espero saber sair de uma situação de emergência tanto na vida profissional como em uma situação do cotidiano.” (José Valmir)


Um comentário:

  1. Ótimo! Vamos construir juntos e fortalecer o aprendizado de vocês na área Clínica da Toxicologia, para isto, as sugestões são muito bem vindas. Atenciosamente Profa. Aline Fidelis.

    ResponderExcluir